Google Fotos

Bug do Google Fotos enviou vídeos privados para as pessoas erradas

Após falha no sistema Google exporta fotos privadas de usuários erroneamente para servidor errado.

Após um bug do sistema o Google Fotos vazou fotos pessoais de diversos usuários por um tempo, permitindo que as pessoas tivessem acesso às fotos através do Google Takeout, um serviço que permite o acesso aos arquivos de mídia do Google Fotos.

Esse imprevisto não só permitiu o acesso a fotos, mas sim a fotos privadas de diversos usuários que não possuíam nenhum tipo de conexão uns com os outros. 

Eram fotos que não deveriam ser divulgadas a ninguém. 

Foi totalmente possível obter acesso às imagens e efetuar o download de fotos e vídeos de diversos usuários privados.

O processo ocorria quando um usuário fazia download dos seus arquivos no Google TakeOut, automaticamente era possível fazer download de outras fotos e vídeos, o que causou pânico em diversos usuários do aplicativo. 

Google Fotos
Fonte: Gceasy

Após o incidente, a Google enviou um e-mail para todos os usuários que foram afetados, alertando sobre o ocorrido. 

O e-mail possuía a seguinte mensagem: 

“Alguns vídeos no Google Fotos foram exportados incorretamente para arquivos de usuários não relacionados. 

Um ou mais vídeos na sua conta do Google Fotos foram afetados por esse problema. Se você baixou seus dados, pode estar incompleto e pode conter vídeos que não são seus.”

A falha no sistema ocorreu entre os dias 21 a 25 de novembro de 2019.

Com as inovações tecnológicas que chegaram com a SmartTv mudou nosso jeito de ver filmes, ouvir músicas e inclusive acessar internet.

A mensagem enviada foi direcionada aos usuários do Google Fotos assim como usuários do aplicativo TakeOut,  porém, os arquivos chegaram a outras pessoas. 

Dessa forma, a Google teve que enviar um e-mail com a alerta para “usuários não direcionados”, alertando sobre o ocorrido.

De acordo com a Google, não se sabe exatamente ao certo qual foi o motivo do bug. Mas investigações já estão sendo feitas, assim como reparos e estudos para a melhoria da segurança dos arquivos dos usuários do Google Fotos.

A Google foi questionada se planeja notificar os usuários que tiveram os conteúdos expostos, porém a empresa ainda não se pronunciou sobre. 

A empresa alega que o problema com o Google Fotos já foi solucionado, e aconselhou os usuários a excluírem e reexportarem todos os documentos novamente para o aplicativo para garantir uma maior segurança.

Foi afirmado pela Google que menos de 0,01% dos usuários do Google Fotos e TakeOut foram afetados por esse imprevisto e que nenhum outro produto foi afetado.

Mas afinal, o que é o Google Fotos? E como funciona?

O Google Fotos é um serviço de armazenamento de fotos e vídeos. Uma nuvem que foi criada para que os usuários cadastrados em uma conta Google tivessem acesso. 

O serviço existe na versão de aplicativo para celulares e tablets assim como na versão web, podendo ser acessado pelo sistema Android e IOS.

O aplicativo Google Fotos permite o armazenamento de até 15 GB de fotos e vídeos gratuitamente, inclusive em full HD. 

Para ter acesso ao aplicativo é muito simples, basta baixar o aplicativo Google Fotos e fazer o cadastro, se você possuir uma conta (Gmail) o procedimento é ainda mais rápido e fácil.

Para iniciar a jornada no app é necessário aceitar as políticas de privacidade e os termos de uso. 

Logo após o cadastro e o aceite desse procedimento é só navegar no app e fazer o download de todas as suas fotos e vídeos. 

O aplicativo ainda permite algumas edições de multimídia além de ser extremamente fácil de usar.

Quais os principais motivos para se utilizar o Google Fotos?

O App Google Fotos surgiu com intuito de liberar espaço de memória dos smartphones, sendo em nuvem para armazenar todas as fotos e vídeos do usuário de forma online. 

Mas, é importante lembrar que para que as fotos fiquem registradas no Aplicativo, é preciso habilitar o backup ou fazer a transferência das fotos.

As fotos e registros salvos no Google Fotos podem ser acessados de qualquer local e de qualquer aparelho em que seja feito o login da sua conta, tanto de celulares smartphones como de computadores. 

E o mais impressionante é que além de armazenar fotos e vídeos o app ainda oferece muito mais, como:

  • Armazenamento de até 15 GB gratuitamente
  • Edição de fotos
  • Backup e Sincronização
  • Recuperação de fotos perdidas

No Google Fotos é possível, por exemplo, fazer uma busca por objetos, cidades e até mesmo pessoas. 

É possível criar álbuns específicos, inclusive com a mesma pessoa. 

O usuário possui a opção de fazer backup e sincronização para que as fotos e vídeos tirados no celular possam ser diretamente salvos na nuvem, sem a necessidade de fazer upload dos arquivos sempre que quiser salvá-los.

Existe ainda a opção de excluir as fotos do aparelho logo após o armazenamento concluído. É possível selecionar diversas fotos ao mesmo tempo, além da possibilidade de recuperar fotos excluídas. 

Esses são alguns dos exemplos das diversas possibilidades dentro do aplicativo Google Fotos.

Mas como citado antes, é de extrema importância o cuidado com a segurança e compartilhamento de fotos no app. 

Com o bug ocorrido, diversos usuários se sentiram ameaçados em relação à proteção de seus arquivos, gerando certa insegurança ao salvar fotos no App.

Porém, a Google assegura de que medidas estão sendo tomadas para que o imprevisto não ocorra novamente no app Google Fotos e nem nenhum de seus outros aplicativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *